Sentences: The Life of MF Grimm

The Life of MF Grimm

Capa de Sentences: The Life of MF Grimm

Não acontece sempre, mas quem lê quadrinhos às vezes encontra trabalhos que nos lembram do poder que essa mídia (e forma de arte) é capaz de exercer.

Estou falando de Sentences: The Life of M.F. GRIMM, graphic novel biográfica que conta a vida do rapper Percy Carey, um nome hoje conhecido no cenário underground do hip-hop, que já gravou com grandes astros e dividiu o palco com outros tantos.

Grimm teve sua ascensão cortada quando, enquanto se preparava para gravar o seu primeiro álbum com uma grande gravadora, foi baleado e ficou paralisado da cintura pra baixo.

Sentences abre com o tiroteio, sem dúvida o evento de maior significação em sua vida e aquilo que iria redefinir sua forma de enxergar o mundo e aqueles que o cercam.
Ao longo de suas mais de duzentas páginas, lindamente ilustradas por Ronald Wimberly (que merece uma menção à parte, mas falaremos dele em um minuto), Grimm narra com um texto bastante coloquial e poderoso fatos que marcaram a sua vida e que trazem consigo uma carga enorme de emoções diversas. Não se desviando das balas, em vários sentidos, Grimm conta de seus dias como pequeno bandido, como traficante, como rapper e presidiário, tudo de forma direta e sem floreios. Sua história chega a ser tão brutal, que às vezes são os belos desenhos de Wimberly que nos fazem continuar, porque dão a esperança de que algo bonito ainda pode ser admirado e, quem sabe, ainda podemos esperar algo de bom no futuro daquele personagem que tem a sua vida escancarada para quem quiser vê-la.

Por falar em Wimberly, parece ter sido dele o trabalho de transformar a prosa de Grimm em uma HQ, já que não são raras as passagens em que a leitura dessa graphic novel lembra mais a de um conto ilustrado do que a de uma História em Quadrinhos. Mas não duvide da capacidade de Wimberly de contar uma história em quadrinhos. Suas escolhas de diagramação e seu conhecimento de storytelling estão dispostos em cada página, anabolizados por um estilo com forte influência do grafite, dos mangás e dos quadrinhos underground, não coincidentemente em ressonância com o mundo underground onde Grimm tornou-se uma celebridade.

Sentences página 04
Sentences página 04

Sentences é uma carta de auto-afirmação, de reflexão e de arrependimento; uma crônica a respeito dos primeiros dias sujos de drogas e sangue da indústria do hip-hop, que iria se transformar no império multimilionário que é hoje. É a história de um cara que viveu isso tudo e que, contrariando a lógica, sobreviveu para contar. E ele conta lindamente.

Percy e Wimberly fizeram uma história dessas que dá prazer e enche de orgulho quem é fã de quadrinhos.

Para conhecer mais a respeito de MF Grimm, visite o seu site oficial: http://www.percycarey.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s