2009 FOI UMA MERDA!

em

O ideal seria uma longa conversa a respeito das vantagens e desvantagens que o ano de 2009 apresentou. Nessa conversa, nós falaríamos um pouco sobre política, um pouco sobre saúde, um pouco sobre dinheiro. Avaliaríamos como foi a nossa vida ao longo desses últimos 12 meses, fazendo uma comparação entre dezembro de 2008 e agora.

Mas isso aqui não é para celebrar o ideal. É para falar a verdade, e a verdade é que 2009, pra mim, foi uma merda.

Como esse blog aqui nunca foi um diário (“hoje encontrei a Má, a Lu, a Sí e a Sá e agente fomos, tipo, meio que trocar um sapato que minha tia imbecil me deu de natal e que eu detestei e que a Má, a Sí e Ju tb detestaraum…”), não vale a pena entrar em detalhes de onde ou porquês, mas foi um ano de merda e eu não poderia estar mais feliz de vê-lo acabando. Vaya con Dios, 2009. Enfia uma banana de dinamite no seu cu e vaya con Dios.

Então 2010 pode ser bom. Quer dizer, 2008 tinha tudo para ser ótimo e foi terrível. Em 2009, quando eu achei que não dava para piorar mais,  piorou. Piorou muito mais! Não faço mais previsões. Que 2010 traga o que tem que trazer e tentaremos lidar com isso sem colocar o cano de uma espingarda na boca e puxar o gatilho com o dedão do pé.

Perspectivas? Sim, claro, essas existem sempre, não?

Começo uma nova fase profissional em fevereiro, com uma chance grande de mudar de vida relativamente rápido. Vou finalmente começar a minha produção de camisetas com estampas próprias e continuo produzindo quadrinhos regularmente. Esse blog deve ganhar uma nova cara logo também, com uma sessão separada para os quadrinhos e uma área dedicada à tira POLIFONIA, que produzo desde o ano passado. Em breve teremos a volta do Saca-Trapo, blog que mantenho com meu amigo Glayson Ramos, onde publicamos HQs, colunas, crônicas, reviews, contos, ilustrações, curiosidades, tutoriais, músicas, vídeos, receitas de bolo, bulas de remédios e mais algumas (várias) outras coisas. O site está passando por uma mudança geral. Saiu do blogger e foi para o wordpress, mudou URL e está mudando de layout. Logo teremos mais gente participando conosco do Saca-Trapo, mesmo que esporadicamente, assim como teremos atualizações mais constantes da nossa parte.

Esse papo de vai acontecer isso e vai acontecer aquilo parece promessa de campanha que, todos sabemos, é difícil de se concretizar.  O que posso dizer é que vontade de fazer não falta. Fazemos isso por prazer, por alegria, por amor à coisa. E se você faz por amor, você consegue fazer para sempre.

Acho que se 2009 me ensinou algo foi isso: o que faço por amor. Nos piores dias desse ano, voltar àqueles lugares que me são amados fez uma grande diferença e me mostrou que existem coisas pelas quais valem a pena viver. Coisas que não vão embora e que independem dos outros (ou de mim mesmo, para ser honesto).

Melhor ir embora antes desse texto ficar metafísico e metafórico demais. O que talvez já tenha acontecido desde a segunda linha, mas, como eu disse, esse ano foi uma merda, então eu não vou esperar que o último texto a ser publicado aqui em 2009 vá salvar alguma coisa.

Que o ano novo chegue em paz e se sinta à vontade. “A casa é sua”, como se diz no interior ou “o poder é de você”, como se diz (com o perdão do singular) no desenho do Capitão Planeta.

Abraços a todos. Vejo vocês em 2010.

Leandro

1 comentário Adicione o seu

  1. Marcos Burian disse:

    2009 foi um ano bem estranho, para se dizer o mínimo. Mas acredito que foi necessário…ao menos para mim.

    De qualquer forma, fiquei feliz de ter acabado sem maiores desastres.

Deixe um comentário

