Andar por aí

Andar por aí

Lembro de um tempo quando era comum eu e meu irmão escrevermos textos que continham a frase “essa coisa de andar por aí”. Ele que cunhou o termo, mas nunca conversamos sobre o que significava de verdade. Era só uma frase que gostávamos e usávamos repetidas vezes. Não interessa o que queria dizer stricto sensu, de qualquer maneira, o que interessava era que evocava uma dimensão “pé na estrada” que era legal. Acho que nós dois crescemos para além dessa dimensão e desse sentimento. Temos responsabilidades, o que soa tão adulto que assusta, e não somos mais adolescentes.

O que era importante de “andar por aí” mantivemos. As atitudes que evidenciam o inconformismo com como as coisas são feitas sempre, o repúdio ao “repetivismo” ao qual somos submetidos a todo momento, os questionamentos acerca de como as coisas são — independente do que seja. “Andamos por aí” hoje como adultos, mas não como iguais. E deus sabe como, quando somos crianças, os adultos parecem perigosamente iguais. Todos são sérios, trabalham sempre, reclamam das mesmas coisas e riem de piadas que não entendemos. Tanto é assim que aquele tio legal da turma (que pode ou não ser o seu tio) é o cara que parece deliciosamente diferente do resto dos adultos. É cabeludo, ou barbudo, ou fala palavrões na frente das crianças, qualquer coisa que o tire da mesmice dos outros.

Quero pensar que, mesmo sem ter sobrinhos, crescemos para ser os tios legais de outras pessoas. Porque são esses, os caras um tanto diferentes da maioria, que ficam para sempre. O que pode parecer super pretensioso. E foda-se se for mesmo.

(a foto que ilustra esse post é da magnífica Cari Ann Wayman. Clique aqui para conhecer o Flickr dela e sobre a foto para vê-la MUITO maior).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s